sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril: 34 Anos depois!...


Ainda continuamos por cumprir Abril.
34 anos depois, está tudo na mesma. Perdão, quase tudo!... Hoje há muitos mais ricos que outrora.
A idealização dos 3 D's ainda se não cumpriu: Descentralizar, Desenvolver e Democratizar, são palavras mágicas, mas, que não passam disso no pensamento dos nossos políticos e por conseguinte na mentalidade dos cidadãos, tão desacreditados que estão em relação à classe política e às instituições.
Não vale a pena continuar a carpir máguas, que sempre acontece, depois de umas eleições. O chavão "é tudo a mesma coisa" é a fuga para a frente. A sociedade, vive voltada para dentro de si mesma, não existe solidariedade é o total alheamento do que se passa em nosso redor.
Descentralizar? Sim. Levaram tudo para o Porto ou Lisboa; Desenvolver? Sim. Quase trinta anos depois, está quase concluído o IP4 Matosinhos-Quintanilha. O Litoral tem autoestradas para todo o lado, a A1 está constantemente em obras de beneficiação e o interior? Talvez daqui a outros 30 anos tenhámos, finalmente, uma autoestrada, para levar o que resta. E o que é que resta? Pedras para construção de habitações rurais nas grandes cidades; e por fim Democratizar? O que democratizamos? A representatividade do povo, através do voto, não se cumpre. O povo que os elegeu, fica esquecido na tomada de posse. A partir desse momento, passam a ser fiéis aos partidos políticos, esquecendo por completo as suas gentes e as suas origens. Nada fazem por elas, e quando algum atrevido, se atreve a afrontar a sua cor, terá de suspender o seu mandato ou absterce de exercer o seu direito em prol das populações que o elegeram para as defender e proteger. Segundo, Salgueiro Maia "Que eu saiba ainda ninguém encontrou uma forma de lealdade superior à ideia de liberdade". Tem acontecido isso? Claro que não!...
E agora o que fazemos?!... Só nos resta acreditar em Abril!...
O REVOLUCIONÁRIO

Aquele que na hora da vitória
Respeitou o vencido


Aquele que deu tudo e não pediu a paga

Aquele que na hora da ganância
Perdeu o apetite


Aquele que amou os outros e por isso
Não colaborou com sua ignorância ou vício


Aquele que foi "F
iel à palavra dada à ideia tida"
Como antes dele mas também por ele

Pessoa disse


Sophia de Mello Breyner Andresen


E para terminar esta minha singela homenagem ao 25 de Abril, cito um diálogo entre representantes de Spínola e os Capitães de Abril: "1974. 25 de Abril. 16:55h. Largo do Carmo. Pedro Feytor Pinto e Nuno Távora, credenciados por António Spínola, questionam: "Quem manda aqui?" "Mandamos todos...", responde Salgueiro Maia. "E qual é o mais graduado?" "Somos todos capitães!".
Palavras para quê?!... Será que nós transmontanos, lhe podiamos seguir o exemplo?!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Um singela e justa homenagem aos que agem e pensam pela própria cabeça. E não andam no beija a mão, ou beija o ...
Nesta Praça, como em tantas outras, ousar discordar é perder o direito à esmola.
Assim vai o Portugal autárquico. Ou melhor, autocrático.
A Democracia constrói-se todos os dias e em todos os locais.
Aguardamos.

Cavaleiro Andante!