sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Guia "Rota da Terra Fria Transmontana - Viagem à Natureza"

Chegou até mim, o Guia “Rota da Terra Fria Transmontana – Viagem à Natureza”. É uma edição da Associação Municípios Terra Fria do Nordeste Transmontano, com sede em Bragança e publicado, talvez 2007.
Está escrito na "breve introdução", «Este pequeno guia pretende demonstrar o repositório da oferta que a região proporciona, referindo os aspectos mais singulares de cada lugar por onde passa o circuito».
Para quem gosta de disfrutar da natureza e dos encantos da ruralidade transmontana, este Guia é um precioso auxílio. É excelente o seu grafismo e conteúdo editorial. Contém tudo aquilo que o visitante precisa de saber: história, rotas e alojamento/alimentação. Este o lado positivo.
Mas... nem tudo foi bem estruturado em termos de informações úteis. Houve descuidos(?) inaceitáveis, numa publicação deste género.
No item “Informações úteis – Restaurantes”, no Troço 5 (conferir Guia e imagens aqui publicadas), existe informação enganosa; uns não existem e há ainda outro que não se aconselha a quem nos visita, pois corresse o risco de aparecer uma Times indesejada a publicitar outro tipo de rota. Este o lado negativo.
Por se tratar de um produto “turismo” que se pretende exportar, é aconselhável rigor na informação prestada. Assim, deveria a Associação, proceder às devidas alterações e retirar do mercado o actual Guia, não vá a gula, de algum turista, o trair...

2 comentários:

India disse...

Aconselho vivamente a ler a reportagem do Mensageiro sobre a Rota da Terra Fria em http://www.mensageironoticias.pt/noticia/138

Cumprimentos, India

Anónimo disse...

Caríssimo(a) India!
Antes de mais as minhas desculpas pelo atraso na resposta. Segui o s(t)eu conselho e consultei a referida notícia.
É minha convicção de que aquilo que eu alerto nada tem a ver com as lacunas referidas no artigo de "MB". Este Blog tem por finalidade, alertar para situações que do meu ponto de vista, esbarram numa sã convivência e no bem-estar da população.
O post de 30 de Janeiro de 2009, inserido às 11.15.00 alerta para um descuido informativo, que é a referência a restaurantes que não existem e para outros que não se aconselham aos inimigos. O artigo de "MB" e repito, fiz uma leitura na diagonal, refere, do ponto de vista, de quem percorreu o(s) percurso(s) uma falta de informação, no terreno.
O que o meu blog alerta é aquilo que está publicado e do meu ponto de vista, mal. A notícia alerta, do ponto de vista, do seu autor para falta de informação, ou seja, o ponto de vista do próprio, que pode não ser o de outros visitantes. Agora publicitar restaurantes que não existem e outros que podem saciar a gula de outro tipo de clientes, é no mínimo falta de rigor e responsabilidade da Associação.
Assim, não estou a ver, qual o motivo porque me mandou ver a notícia.
Sempre ao dispor,
Luís Ribeiro