segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bragança, cidade maravilhosa

Com diz a canção, é de facto, a cidade de Bragança, maravilhosa!...
Tem tudo… neve, CRIBN (Circular Regional Interna de Bragança do Eng.º Nunes), luzes de Natal, as quais custaram, segundo o Eng. Caseiro (Vice-Presidente da Câmara), Cinquenta Mil Euros, obras de restauro da mãe-de-água do Loreto e do espaço envolvente da Igreja de N. S. dos Aflitos, projectos de alargamento do aérodromo, duas zonas industriais (a das Cantarias e a de Mós) [só que indústria, nem vê-la], o maior Pote do Mundo, entre outros...
De facto, temos, tudo!…
Tem, a autarquia, dinheiro para luzes de natal, para delícia dos adultos; dinheiro para a CRIB; dinheiro para obras de requalificação do espaço pertença de uma entidade religiosa (Católica) e da respectiva mãe-de-água; mas… caramba!!! não tem dinheiro para a construção de passeios em muitas zonas da cidade, como a Av. das Forças Armadas, Rua Amália Rodrigues (lado Santa Maria), reconstrução do lavadouro do Loreto (junto à mãe-de-água e que existia antes da requalificação), muro de suporte da Alameda de Santa Apolónia, que ameaça ruir a qualquer momento; muro de suporte do Jardim da Av. das Forças Armadas; reconstrução da mãe-de-água, existente no Bairro de S. João de Brito, que começa a decompor-se, pedra por pedra. Afinal, há dinheiro para determinadas obras e para outras, não existe verba?
Se, se consegue verba para a requalificação do espaço envolvente da Igreja do Sr. dos Aflitos, que como disse é pertença da Igreja Católica e não espaço público, porque não se fazem candidaturas para a requalificação/construção do acima citado?
A zona do Loreto ficou, 5 estrelas. Era uma zona que precisava de intervenção urgente. Feita a mesma, há que reconhecer, o bom trabalho ali realizado. Um senão, para o passeio, que continua de cimento; o mesmo poderia e deveria ser, digo eu, de calçada portuguesa.
Não compreendo é porque nestas obras foi contemplada a Igreja. O Poder Local, quer-se Laico. A Igreja já recebe dinheiros públicos e está isenta de algumas contribuições, recebe donativos, livres de impostos. Então porque se continua a investir dinheiro no seu património, dinheiro que muita falta faz para a requalificação/construção de algumas infraestruturas existentes na cidade, e já aqui referidas.
Alguns pensarão: “Que raio é que tem uma coisa a ver com a outra?”. Tudo!!! Primeiro as infraestruturas que propiciem bem-estar e conforto aos cidadãos, depois, e só depois, é que se devem apoiar, ainda que seja através de programas/projectos, as Pessoas Colectivas/Individuais, quer estejam sobre a alçada da Concordata ou não!...
Deixo aqui, para além das fotos do que acima relato, uma questão: O que é que a Igreja dá, de borla, à Comunidade?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem hajam os que não se dobram ante o poder absoluto.

Força Dr Guedes de Almeida!

------------
Caprichos e Revanchismos dos senhores do poder absoluto.

Regulamento obriga a retirada de aviões do hangar

Apesar dos processos que ainda correm em tribunal, a Assembleia Municipal de Bragança aprovou ontem um regulamento para o funcionamento e exploração do aeródromo local.

Um deverá ser o do juiz Marcolino de Jesus, que já deu origem a dois processos no tribunal administrativo de Mirandela, e que ainda decorrem.

Recorde-se que o ex-candidato do PS à câmara de Bragança quis guardar o seu avião no hangar do aeródromo de Bragança, mas foi impedido pela câmara.

Numa primeira instância, tribunal deu razão a Marcolino de Jesus, mas a autarquia não terá atendido ao pedido e Jorge Nunes acabou por ser alvo de um processo por alegado crime de desobediência.

Rádio Brigantia, 2009-06-09

“Há medo mesmo no seio dos militantes que dizem que me apoiam mas querem reservar-se”