quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Dádivas de Sangue em Bragança

Esteve na cidade de Bragança uma equipa do IPS (Instituto Português de Sangue). Como sempre, ocorre um grande número de dadores voluntários. Esta recolha de sangue efectua-se na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança. Desconheço se a utilização deste espaço é gratuito ou não. Sei que não tem condições mínimas para este tipo de serviço. Não tem aquecimento (gabinetes médicos, sala de recolha e salão de espera) e o tempo de espera é feito de pé. Por outro lado não existe privacidade entre Médico e Dador.
Não é minha intenção criticar a Associação Humanitária, pois quem empresta(?) o que tem a mais não é obrigado, mas que precisa de obras, lá isso precisa.
Mas que este espaço não tem condições e não é de agora é desde sempre, não tem, doa a quem doer.
IPS não terá culpa, digo eu, pois serve-se do que dispõe; o Hospital Distrital de Bragança tem um espaço destinado à recolha de sangue e não lhe dá uso. Pergunto: para que serve? Mais, após consulta do site desta Instituição (IPS) verifiquei que a informação disponível é de que a recolha é feita no Hospital no dia 2007-02-06, das 10h00 às 16h00. Em que ficámos?!... Onde está a Associação de Dadores de Bragança?!
Uma gota pela vida? Com estas condições não, pois arriscamos a vida por uma gota!...
Sr. Presidente da Câmara, Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Sé e de Santa Maria e outras Instituições, não têm nada a dizer?!...
Aguardo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é! A ingenuidade de uns (os colectores) e a boa vontade de outros (os dadores)! Há quem ande por aí, pelas escolas e outros sitios menos privados, perguntando detalhes, da vida privada, em público! Inagine-se que à uns tempos também fizeram aqui, em Bragança, um público e amplo rastreio ao VIH. Quem foram os ingénuos que se atreveram a ser estigmatizados? Bragança é uma pequena aldeia! Para o bem e para o mal.

Cavaleiro Andante!

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e