Bem sei que eles também têm direito a viver, mas desta forma? Será justo?... Os seus donos, sim porque os têm, não têm a consciência pesada por abandonarem o animal e logo de noite, altura para descansar das canseiras da vida!
Senhores responsáveis (Câmara, Juntas de Freguesia e Defensores/Protectores dos Animais) está na hora de resolver o problema… entendam-se! A situação não pode continuar assim, é insustentável! Não podemos continuar a defender os animais quando são apanhados na rede e logo de seguida os abandonamos à sua sorte. Cada vez há mais caninos a circular e infestar as ruas da cidade e não vejo ninguém com o saquinho e a luva apanhar os dejectos que eles produzem, mas quando são apanhados e metidos no canil, cai o Carmo e a Trindade. Aparecem defensores/protectores de todo o lado a reclamar, porque os direitos dos caninos não estão a ser salvaguardados. Pergunto: porque, quando isso acontece, os ditos não vão ver quem os levanta e paga a respectiva coima e de seguida (às portas da Câmara) os liberta novamente na via pública, não os leva para casa. Tenho a certeza de que todos ficaríamos muito agradecidos, inclusive o canino.
Vamos lá acabar com esta praga na via pública; Vamos tratar os animais com dignidade: quem tem que os estime, os outros que criem condições aceitáveis e não aquela miséria de canil no Albergue, para poderem ficar em cativeiro até que alguém que goste de animais os vá buscar para companhia.
Proteger os animais, SIM! Mas quem nos protege deles? Os seus donos?!...
Se não sabemos tratar de nós, andamos a proteger o quê?!...
Ai esta vida de canino!...