quinta-feira, 17 de maio de 2007

Cães na via pública

Se de dia incomodam quem circula pelas ruas da cidade, imagine-se o quanto incomodam de madrugada. Sim, no dia 16, às 02h00 eram cerca de 20, na Rua Amália Rodrigues. Parecia um golpe de estado canino: instalaram-se nas duas faixas de rodagem e respectivos passeios e quem por ali circulasse, a pé ou de carro, teria de ter licença.
Bem sei que eles também têm direito a viver, mas desta forma? Será justo?... Os seus donos, sim porque os têm, não têm a consciência pesada por abandonarem o animal e logo de noite, altura para descansar das canseiras da vida!
Senhores responsáveis (Câmara, Juntas de Freguesia e Defensores/Protectores dos Animais) está na hora de resolver o problema… entendam-se! A situação não pode continuar assim, é insustentável! Não podemos continuar a defender os animais quando são apanhados na rede e logo de seguida os abandonamos à sua sorte. Cada vez há mais caninos a circular e infestar as ruas da cidade e não vejo ninguém com o saquinho e a luva apanhar os dejectos que eles produzem, mas quando são apanhados e metidos no canil, cai o Carmo e a Trindade. Aparecem defensores/protectores de todo o lado a reclamar, porque os direitos dos caninos não estão a ser salvaguardados. Pergunto: porque, quando isso acontece, os ditos não vão ver quem os levanta e paga a respectiva coima e de seguida (às portas da Câmara) os liberta novamente na via pública, não os leva para casa. Tenho a certeza de que todos ficaríamos muito agradecidos, inclusive o canino.
Vamos lá acabar com esta praga na via pública; Vamos tratar os animais com dignidade: quem tem que os estime, os outros que criem condições aceitáveis e não aquela miséria de canil no Albergue, para poderem ficar em cativeiro até que alguém que goste de animais os vá buscar para companhia.
Proteger os animais, SIM! Mas quem nos protege deles? Os seus donos?!...
Se não sabemos tratar de nós, andamos a proteger o quê?!...
Ai esta vida de canino!...

5 comentários:

Anónimo disse...

ATÉ QUE ENFIM QUE ALGUEM SE PREOCUPA COM A VIA PÚBLICA E COM O PROBLEMA EXISTENTE NA NOSSA CIDADE COM OS ANIMAIS,OS MEUS PRABENS,SÓ LAMENTO QUE O SENHOR PRESIDENTE JORGE NUNES,NAO TENHA A MESMA PREOCUPAÇÃO...É LAMENTAVEL QUE AS PESSOAS AINDA CONTINUEM A ACREDITAR NELE.
FILOMENA PEREIRA

Anónimo disse...

AINDA BEM QU FÁZ REFERENCIA Á AVENIDA DO SABOR,E AINDA DIGO MAIS SE O SENHOR PRESIDENTE TIVESSE QUE PASSAR TODOS OS DIAS PELA (RUA MONSENHOR JOSE DE CASTRO QUE POR ACASO É A RUA ONDE EU MORO)AVENIDA DO SABOR TALVEZ ELE JÁ TIVESSE MANDADO APRESSAR AS OBRAS,PORQUE QUEM PAGA COM AQUELE DESCONFORTO SAO AS NOSSAS CASAS DE QUEM HABITA ALI QUE LEVA COM KILOS DE PÓ DURANTE O DIA,E OS CARROS,PORQUE O PISO ESTÁ CHEIO DE BURACOS,É AMORTECEDORES QUE VENHAM É FUROS NOS PNEUS JÁ PARA NAO FALAR NAS BICHAS QUE SE FAZEM DE CARROS ALI PARA PODER ANDAR,CLARO COM ESTE STRESS TODO QUEM É QUE CONSEGUE LOGO DE MANHA CHEGAR BEM HUMORADO AO SERVIÇO?É IMPOSSIVEL SENHOR PRESIDENTE É PARA ISTO QUE EU PAGO AS MINHAS CONTRIBUIÇÕES? LAMENTO QUE O SENHOR NAO FAÇA NADA.
FILOMENA PEREIRA

Anónimo disse...

esta bueda porreiro mmas tens de ser mais cómico...

Anónimo disse...

"Parecia um golpe de estado canino".

Que dirão os outros, não cães, ou seja seus donos?

Gostei desta metáfora.
---------------

Cavaleiro Andante!

Anónimo disse...

Operação da GNR no Algarve detecta cães perigosos sem seguros nem trela

A GNR desencadeou ontem uma operação de fiscalização a cães potencialmente perigosos no sotavento algarvio e verificou que muitos dos animais não estavam registados, não tinham seguro e circulavam na via pública sem trela, nem açaime.