segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Centro Hospitalar do Nordeste

O Centro Hospitalar do Nordeste (Bragança), tem instalado na Quinta do Albergue, hoje denominada Quinta da Trajinha, uma unidade denominada UDEP. Desconheço o significado da sigla, alguém me disse que era uma unidade(?) de Ortopedia.
Quem viu e quem vê o estado em que se encontra aquela Quinta, habituei-me a vê-la cultivada e tratada. Quando por ali andava o "Serafim" o "Zé das Navalhas" e tantos outros, que diziam ser doentes do foro psiquiátrico, a Quinta andava num brinquinho, hoje só tem silvas, entulho, obras do Novo Centro de Saúde, entulho das obras da Av. Cidade de Zamora, casa em ruínas (verde) e um armazém cheio de tralha do Centro Hospitalar, um riacho, que mais parece uma conduta de saneamento a céu aberto, que desagua no rio Sabor, muros desfeitos e um canil que coabita com a Unidade de Ortopedia.
Como é possível existir um canil junto de uma unidade de cuidados de saúde? Será que os responsáveis hospitalares ainda não deram pelo cheiro nauseabundo, pelo ruído e acima de tudo pela porcaria ali existente, propícia ao aparecimento de todo o género de bicharada.
Volto a perguntar onde andam os defensores dos animais? Já viram em que condições eles se encontram? E o Delegado de Saúde? Ah, já sei!... não sabiam que ali existia um canil!... ou, pensam que dentro daqueles barracões existem Vacas Mirandesas ou Charolesas. Será!?...
O proprietário(?) do Canil, dizem ser, a Câmara Municipal de Bragança. Sr. Presidente: não existe outro lugar para alojar estes bichos? Ou o alojamento, naquele espaço, tem a ver com a possibilidade de prestação de cuidados, cuidados que os seus donos não lhe puderam dar e por isso os abandonaram à sua sorte; ou tem que ver com a necessidade de deslocar utentes para justificar a construção de um novo Centro de Saúde? Parece-me a mim que não, mas que estão bem situados, lá isso estão!
Afinal de contas, estes, sempre são o melhor amigo do Homem e como tal merecem o melhor!...

Sem comentários: