quinta-feira, 27 de março de 2008

Canil

Quando em 1 de Outubro de 2007, escrevi neste espaço, um texto, ilustrado, da situação existente no Centro Hospitalar do Nordeste (antigo Albergue) e intitulado "Centro Hospitalar do Nordeste", estava muito longe de imaginar que em 26 de Março de 2008, a situação se mantivesse, mas mais do que isso, piorasse.
Em primeiro lugar porque se trata de uma unidade de saúde e em segundo, porque os animais, em cativeiro também têm direitos. E se os têm... cumpram-se. Mas não, a situação de ontem ainda é a de hoje!
Com a terraplanagem da futura CIB quase se conseguiu esconder aquela vergonha!...
De facto, não lembra a ninguém, que dentro de uma unidade hospitalar, esteja instalado um canil, sem condições algumas para albergar os animais.
Incompreensível é o silêncio e ausência de tomada de decisões por parte do Delegado de Saúde, em primeiro lugar, a GNR(Verdes/Ambiente), PSP (Ambiente), Presidentes de Junta (Sé e Santa Maria) e logicamente o Presidente da Câmara, não se sintam envergonhados por manterem aquela situação e que dizer das Associações Defensoras dos Animais? e porque não castigar severamente os proprietários que os abandonam à sua sorte? Será que não têm conhecimento? Será que não houvem o latir e ganir dos ditos cujos?
Está toda a gente preocupada com a CIB e 2009 (Eleições) que não reparam nos animais?
E se aqueles que podem mudar a situação, fossem mantidos em cativeiro e naquelas condições, como reagiriam? Será que o ladrar desenfreado dos desgraçados não significa nada! Porventura, clamam por melhores condições para continuarem a sobreviver, pois abandonados, por abandonados, continuavam a infestar as ruas, à semelhança dos de coleira, mas sempre andavam em liberdade...
As imagens documentam e o filme confirma: de facto estes animais parecem não estar a ser bem tratados e não se vê o que vai dentro dos barracões!...
Será necessário convocar por SMS os caninos para uma greve para os Paços do Município?
Espero que não, pois seria uma grande confusão!?...

* CIB - Circular Interna de Bragança

1 comentário:

Anónimo disse...

Ver o que ninguém quer ver. Ousar criticar, construtivamente, onde o discordar é proibido e ter opinião é crime.
Ainda bem que há que veja, fotografe, comente, provoque...

Bem visto.

Cavaleiro Andante!