segunda-feira, 18 de junho de 2007

Bendito "Coração"


Bendito "Coração"! Será que foi por Ele que se iniciou a reparação deste passeio, que circunda o Campus do IPB (Alameda de Santa Apolónia) ou foi pelo projecto "pelo Coração" e seus utilizadores que andam a tratar do "Coração"? Será que se deve, e ao mau estado em que se encontra ou por ali passeia gente importante?! É que o dito cujo está em mau estado há anos e só agora é que se reparou que está lastimável, devido ao crescimento das árvores ali plantadas. Daí se estranhar o repentino arranjo; porquê em cimento e não em cubos de granito(?) como acontece no seguimento pela Av. Sá Carneiro (é o mal de que padecem todos os passeios), quando na cidade e nomeadamente nos seus bairros não existem passeios e aqueles que estão com essa designação, estão em terra batida, cimento ou com um pouco dos dois. Bendito "Coração"...
Será que é necessário criar em todos os bairro ou avenidas da cidade algo denominado "pelo Coração I, II..." para que se arranjem todos os passeios e fazer os que faltam?
Era justo... fazer os que faltam para depois reparar os que vão ficando danificados, pela intervenção do homem ou da natureza.
- Desculpe?!... Não é nada disso! Não é uma crítica destrutiva, não Senhor. Antes um alertar para a dualidade de critérios existente. Eu também por lá passeio (disse passeio), mas também passeio pela av. General Humberto Delgado!...
Não é escrever por escrever, falar por falar. Trata-se de mobilidade e bem-estar para quem passeia ou trata do "Coração". Porquê reparar este e não construir aquele?!...
Quem pensa o contrário?!....
Vem mesmo a talhe de foice o tema "Estranha forma de vida" da autoria de Amália Rodrigues/Alfredo Duarte:

Estranha forma de vida
Foi por vontade de Deus
Que eu vivo nesta ansiedade
Que todos os ais são meus
Que é toda a minha saudade
Foi por vontade de Deus

Que estranha forma de vida
Tem este meu coração
Vivo de vida perdida
Quem lhe daria o condão
Que estranha forma de vida

Coração independente
Coração que não comando
Vives perdido entre a gente
Teimosamente sangrando
Coração Independente

Eu não te acompanho mais
Pára deixa de bater
Se não sabes onde vais
Porque teimas em correr
Eu não te acompanho mais

Eu não te acompanho mais
Pára deixa de bater
Se não sabes onde vais
Porque teimas em correr
Eu não te acompanho mais

Amália Rodrigues/Alfredo Duarte

Sem comentários: